NeoWoulf é a Meta-Soução da Neoscopio para computação de alta-performace. Na sua forma completa trata-se de uma solução que inclui hardware e software criteriosamente selecionado para uma tarefa específica, normalmente exigente de recursos computacionais. Cada solução é específica, mas é recorrente usar tecnologias de virtualização ( NeoVM). A Neoscopio usa e recomenda: XEN, KVM e OpenVZ como hypervisors. Quando a opção passa por virualização, é normalmente usada uma plataforma (software) de gestão para facilitar a gestão das máquinas virtuais sendo a solução proxmox uma das preferências da Neoscopio.

 

O ProxMox é uma das plataformas de virtualização base da solução de virtuaização NeoVm. Esta solução é normalmente muito personalizada às caracteristicas do cliente, fazendo com que cada instalação seja única.

 

  

 

No caso particular desta base,  destacamos:

 

KVM possibilita virtualização completa, usando a nova tecnologia KSM que confere grandes optimizações de memória, partilhando páginas de memória que sejam iguais em máquinas virtuais diferentes. No caso de virtualização de máquinas Windows, permite um aumento substancial do número de VMs por nodo de Harware.

OpenVZ não é virtualização completa: Permite partilha de vários recursos pelas várias VMs- Destina-se a virtualizar máquinas Linux, partilhando o kernel, conseguindo assim um ambiente virtualizado praticamente sem perdas para um ambiente real. Permite igualmente um grande número de VMs dado todas partilharem os mesmos recursos.

A solução Neoscopio baseada em proxmox acrescenta normalmente as seguintes funcionalidades à base:

  • Partições em Raid diferenciadas: Permite economia de disco libertando espaço do array raid1 onde não é necessário, por exemplo em espaço para backups, conseguindo assim libertar espaço para as partições que alojam  as imagens das VMS.
  • Backups diferenciais sem downtime: Permite backups através da internet de todo o sistema, de forma eficiente dado serem apenas transmitidas as diferenças para o anterior backup. Permite igualmente um maior número de cópias de backup no mesmo espaço.
  • Configuração de cluster: O sistema é entregue pré-configurado com funcionalidades de cluster de hardware, permitindo assim usar funções de "Live migration" que permite mudar uma VM de harware físico sem downtime.
  • Configuração HA: Alta disponibilidade em casos em que esta é um requisito, permitindo redundância imediata em caso de falha de um nodo de hardware. Normalmente conseguido através de uma ligação ethernet dedicada de 1Gb entre os nodos usando DRBD.
  • Monitorização: Dos nodos de hardware e das VMs. CPU, Temperatura, Raid, Memória, Disco, Networking, serviços, processos específicos, etc.
  • Configurações específicas: adaptadas às necessidades do cliente

 

Outras plataformas base da solução NeoVM:

Open Nebula